10 Livros Para Inspirar O Teu Minimalismo

É a tua intenção seguires um caminho do minimalismo, para te libertares das garras impiedosas do consumismo desenfreado da era moderna?

Todos nós temos, e todos precisamos, de uma ruptura com o mundo moderno do capitalismo, mergulhado no consumismo. A solução para esse problema é o minimalismo, mas por onde e como começar?

Na era do digital, há muita informação disponível e a circular na internet, com vários vídeos instrutivos e verdadeiramente inspiradores no YouTube, e ainda, vários livros e artigos publicados sobre o tema.

Deves ler artigos, assistir aos vídeos ou por comprar livros?

Aqui n´o meu minimalismo.com, posso ajudar-te. Resolvi compilar neste artigo os 10 Livros Sobre Minimalismo que considero serem verdadeiras bíblias sobre minimalismo que podem e vão ajudar-te neste novo estilo de vida. Os livros não são iguais, pelo que abordam o tema focando em áreas diferentes, que de alguma forma, se interrelacionam, seja na organização pessoal ou profissional, seja a nível interno, passando pelo destralhe mental e ainda pelo digital, entre outros.

10 Livros Para Inspirar O Teu Minimalismo

Digital Minimalism

Autor: Cal Newport

Sumário: Este livro aborda um dos tópicos mais oportunos de nosso tempo. Cal Newport convida-nos a juntarmos-nos a ele na descoberta da dependência do mundo digital, o que nos está a fazer e o que podemos fazer a respeito.

A resposta está no minimalismo digital. Os minimalistas digitais fazem parte de um movimento que se distancia das redes sociais.

Esses minimalistas estão a descobrir que dizer não às redes sociais permite que desfrutem das coisas verdadeiramente valiosas da vida que trazem satisfação de acordo com cada personalidade.

Newport não é um “tecnófobo” – o seu livro apenas ensina como usar a tecnologia de uma forma útil que apoia os teus valores e os teus objectivos.

Se estás ciente de que precisas de uma pausa nas redes sociais, ou se estás a lutar para parar de olhar para o teu telefone a cada 5 ou mais minutos, o livro de Newport é uma leitura maravilhosa e útil.

Essential

Autor: Joshua Fields Millburn & Ryan Nicodemus

Sumário: Este livro de Millburn e Nicodemus é uma compilação dos ensaios mais relevantes de seu popular site, The Minimalists. Embora os ensaios já estejam disponíveis online, os autores organizaram esta coleção para criar uma experiência diferente da leitura de textos individuais online.

Esses ensaios abordam questões da vida diária, desde vida simples, organização e finanças até paixão, saúde e relacionamentos.

O livro é subtilmente dividido em duas partes. Na primeira metade, os autores (bem, poderíamos apenas dizer o autor, já que Joshua Millburn é quem escreveu a maioria dos textos) focam mais no movimento minimalista, enquanto na segunda metade o livro parece ser mais sobre auto ajuda e lições de vida.

goodbye, things

Autor: Fumio Sasaki

Sumário: No seu livro, Fumio Sasaki partilha a experiência pessoal na adoção do minimalismo como forma de vida e também dicas sobre o processo de minimização. Sasaki mostra ao leitor as vantagens do minimalista: como ele pode transformar seu espaço físico e sua vida para melhor.

A descrição que Sasaki faz de sua trajectória de um viciado em compras deprimido que pertencia às suas coisas, em vez do contrário, é uma lufada de ar fresco. É fácil relacionarmos-nos com a narrativa de Sasaki, porque o seu discurso humilde permite que te identifiques com a sua história e encontres a força de vontade para deixar o estilo de vida consumista no passado e evoluir para uma vida enriquecida e minimalista.

Embora alguns livros sobre minimalismo forneçam apenas um guia sobre como se tornar um minimalista (que são os livros mais úteis, pois, sendo um guia, eles podem ajudar-te a começar) “goodbye, things” faz com que reflictas sobre como usar e porque é que guardas certas coisas. No final deste livro, passas do desejo de possuir uma casa desorganizada e cheia para minimizar os teus pertences a fim de maximizar sua liberdade.

minimalism: live a meaningful life

Autor: Joshua Fields Millburn & Ryan Nicodemus

Sumário: Os autores viveram a vida de americanos trabalhadores típicos que correm em direcção ao sonho americano.

No entanto, a par das suas ideias do sonho americano, também houve depressão e uma espiral descendente de consumismo. Millburn e Nicodemus encontraram a luz no minimalismo e desde então desistiram dos seus empregos bem pagos para viver uma vida mais significativa. Este livro conduz-nos pela sua jornada de membros corporativos a minimalistas, aproveitando a vida com muito mais e tendo muito menos.

Everything That Remains

Autor: Joshua Fields Millburn & Ryan Nicodemus

Sumário: Embora não aborde métodos minimalistas ou minimalismo especificamente, este livro é uma grande fonte de inspiração. Joshua Fields Millburn conta a sua história sobre a transição de um estilo de vida consumista para um minimalista. Millburn explica o que o motivou, o que mudou sua perspectiva e como ele decidiu ir aonde foi. Como diz a sinopse do livro, não é um ‘livro de como fazer, mas um livro do porquê’. O autor mostra o seu caminho para a felicidade e quer inspirar-te a encontrar o teu caminho para a felicidade.

The Joy Of Less

Autor: Francine Jay

Sumário: Francine Jay treina os leitores através do processo de construção de hábitos minimalistas ao longo da vida. O seu método refrescante, compreensível e simplificado é associado a conversas estimulantes e guias de organização de divisão-a-divisão.

Destaco o exemplo pessoal de Jay de manter seu estilo de vida sobre “eliminar as distracções que nos impedem de valorizar a vida plenamente”.

Se quiseres saber mais sobre esta autora, clica aqui.

The Life-Changing Magic Of Tidying Up

Autor: Marie Kondo

Sumário: Muitos afirmam que o livro de Kondo é realmente uma mudança de chave. Este é um óptimo guia para aqueles que querem tornar-se minimalistas. O método da autora não só te ajuda a organizares a tua casa, mas também te mantém na rotina minimalista.

O método Konmari, baseia-se numa simples questão de saber se um determinado objecto te faz feliz ou não. O objectivo da autora é inserir em ti uma mentalidade minimalista e não apenas deitar fora todas as nossas coisas. Vale a pena ler se também tu estás a lutar para manter a tua casa arrumada.

The More Of Less

Autor: Joshua Becker

Sumário: O livro de Becker é óptimo se só agora estás a começar no minimalismo. Ele fornece uma explicação informada sobre o que é minimalismo. Ele também fornece várias respostas sobre os motivos porque é que deves seguir uma vida minimalista e o que um estilo de vida simples faz com o teu corpo e mente.

Becker inclui várias dicas em sua narrativa para te guiar nas primeiras etapas da organização. No entanto, essas orientações podem parecer um pouco intensas e inadequadas para alguém que deseja começar a organizar e organizar seu espaço em pequenos passos.

Essencialismo

Autor: Greg McKeown

Sumário: Um livro fantástico. O essencialismo é a forma de viver para a qual tenho convergido em muitas áreas da minha vida, sem saber.

Como podemos combater as ocupações da vida atual? A opressão de opções e informações? A falta de clareza que todos parecemos ter? O essencialismo fornece uma estrutura para desenvolver o teu próprio propósito e manter o foco nos teus objetivos. Aplicável tanto ao trabalho quanto à vida pessoal.

Em última análise, trata-se de assumir o controle da tua vida e impregná-la de significado. Destina-se a ajudar/te a evitar chegar ao fim da tua vida e perceber que gastaste o teu tempo e energia em todas as coisas erradas. O essencialismo permite-nos “fazer menos, mas melhor”.

Minimalism 101

Autor: Kevin Garnett

Sumário: Minimalism 101 é um livro que vai direto ao ponto. É um livro simples, incrivelmente fácil de ler e, o mais importante, é muito útil.

Curiosamente, o livro em si é extremamente organizado. É dividido em três partes: Porquê o minimalismo? Como se tornar um minimalista e, por último, como se manter um minimalista.

Ao ler o livro de Garnett, vais aprender o que é minimalismo e por que temos tendências para acumular tralha; obterás várias dicas, truques e ferramentas para organizar a tua casa e aprenderás como evitar que a tua casa volte a entupir de tralha.

Terás acesso a informações como os muitos benefícios do minimalismo, os primeiros passos para um minimalista iniciante, como aplicar os ideais do minimalismo em sua vida diária e – muito importante! – Como fazer do minimalismo um hábito. É, portanto, um livro que explica o que é o movimento minimalista, como te podes juntar a ele e como é que podes torná-lo um hábito.

É um livro que se concentra em fazer com que entendas o que é minimalismo, quais são seus benefícios e como te tornas um minimalista. Tudo de uma forma que garante que vejas a importância deste movimento na tua vida. Por todos esses motivos, recomendo vivamente que experimentes ler este livro.

Existem já muitos livros dedicados ao tema, já que é considerado uma nova tendência. Aqui expôs alguns, no entanto irei partilhando contigo, novas aquisições.

Se toda a temática do minimalismo é do teu interesse, estás no local certo, pois irei explorar contigo intrinsecamente ao longo dos próximos artigos, a minha visão sobre este tema, dividindo-os, para que comeces logo a aplicar.

Como Aplicar O Minimalismo Na Tua Vida

Como Aplicar O Essencialismo Na Tua Vida

Como Começar Já A Aplicar O Minimalismo

Como Começar Já A Aplicar o Essencialismo

Minimalismo para Totós

Como Aplicar O Minimalismo No Dia-a-dia

Como Aplicar O Minimalismo No Trabalho

Como Reduzir Para Ser Minimalista

Vantagens do Minimalismo

Obrigado por estares desse lado, a partilhar comigo esta jornada.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s